Kit de sobrevivência

Companheiros calouros,

Bem vindos à comunidade USP! Pode ser que para alguns seja o início de uma tormenta, mas acredito que neste momento o que não falta para vocês é motivação e expectativa para o curso que segue.
Sabendo do quão confuso é o início do primeiro semestre, preparei para vocês um material para auxiliar nas disciplinas. É um “kit de sobrevivência”, pois consiste no grosso de tudo que a turma quarenta e oito passou durante o primeiro e segundo semestres, e que pode servir como uma referência (está anexado o link no final do post). Vale atentar para as normas da APA (American Psychological Association), que está logo na primeira pasta, e que sem sombra de dúvida irá confundir muito nas redações dos relatórios, trabalhos, entre tantos outros. Vale ressaltar que as normas que seguem, caso eu não esteja enganado, são da quinta edição, porém eu acredito que com a constante reformulação das normas, as atuais já devem estar na sexta ou na sétima. Eu enviei essas pois ainda servem como uma referência, mas não deixem de se atualizar.
Quanto às disciplinas, algumas alterações também são relevantes. O primeiro semestre da turma quarenta e oito foi diferente quanto à grade – cursamos a disciplina “Aspectos Evolutivos do Comportamento Humano”. Vocês, pelo visto, vão cursar “Etologia”, a qual eu não tenho nenhum material para repassar aqui, nem ao menos sei o que o professor costuma  cobrar. Entretanto, caso queiram o material de Aspectos, basta pedir que eu anexo aqui também.
Enfim, calouros, termino com um conselho, ou um pedido – se é que tenho autoridade para conferir qualquer um dos dois. Informações na universidade são muito preciosas, desde as mais banais.  Por isso, peço para que frustem minhas expectativas, e não deixem suas individualidades serem motivo maior para as tarefas do que a solidariedade. Não raro algumas informações concedem privilégios importantes, e muitos preferem guardá-las para si do que colaborar com o sucesso de todos. É uma alternativa, muito mais um padrão moral, que eu não acho que vai a favor da boa convivência e da tolerância entre as pessoas. Por isso, compartilhem as informações, ajudem uns aos outros se vier ao caso. E não deixem de pedir ajuda aos veteranos também, assim como ajudá-los. Espero lembrar da turma quarenta e nove como a  querida turma quarenta e nove, e não como um ou outro nome que se sobressaiu às custas do fracasso os outros. Bom, é só o que eu espero…

Um abraço!

LINK: http://www.4shared.com/rar/B7arYuA7/Psicologia_-_Kit_de_Sobrevivnc.html?

Deixe um comentário

