Segunda bateria de textos – Psicologia Social

Eu não sei até que ponto vocês, companheiros, estão comprometidos com a leitura dos textos de psicologia social. Entretanto, ao final do post seguem as mais novas incumbências, quentinhas!

Como de praxe, segue também a “extensãozinha”. Eu ando um pouco preconceituoso com o tema “sociais”, não tanto em relação ao tema em si acredito, mas dos produtos da sapiência que se gerou em torno dele – ou os poucos que existem. Eu realmente sinto falta da aplicabilidade das teorias – é claro, não a ponto de se tornar um pragmatismo ao extremo – mas um pouco de bom senso no que tange à nossa própria realidade. Afinal de contas, em um universo social acredito que pouco importa a abstração simplesmente pela sapiência, sem a menor justificativa proveniente de uma crítica da nossa realidade e aplicação para transformação dessa.

Enfim, minha premissa é essa: botar a mão na massa, fazer valer nossa formação para uma boa crítica e uma transformação, sutil que seja, dentro da família, da universidade, dos clubinhos de afinidades… Uma hora ou outra o mundo irá requisitar isso, por bem ou por mal. Como cada um pode fazer isso, não sei, nem tenho a pretensão em saber – tudo que me é possível é saber o que eu posso fazer, e que o mundo pode requisitar de mim.  Vejo muita gente versar sobre a sociedade – e como é bom. Mas no final, fico com Lula no diálogo que marcou história com Ruth Escobar, durante as eleições presidenciais de 2002 (com todo respeito a Sartre):

– Os brasileiros têm duas opções: Votar em Sartre (FHC) ou escolher um encanador. (Ruth Escobar)

– A Ruth Escobar pode passar a vida inteira sem um sociólogo, mas não pode passar sem um encanador. (Lula)

 

Enfim, os textos:

GLEITMAN, H. Pensamento e Conhecimento

GLEITMAN, H. A linguagem

CIAMPA, A. Identidade

GLEITMAN, H. Interação Social

GLEITMAN, H. Cognição social e emoção

 

Deixe um comentário

